É assim que funcionam os certificados digitais

Os certificados digitais podem ser entendidos como pequenos documentos que são assinados por uma autoridade certificadora para garantir a autenticidade das assinaturas digitais, por exemplo. Tecnicamente, baseiam-se num processo de encriptação matemática, também conhecido como processo de chave pública. O processo recebe esse apelido porque são usadas uma chave privada e uma pública.

Tipos de auditoria ars

Todo o processo funciona assim:

Se uma assinatura digital for gerada, será usada a chamada chave privada . Isso só é conhecido pelos próprios usuários. A chave privada também pode ser usada, por exemplo, para criptografar documentos.

A chave pública, por outro lado, pode ser visualizada por qualquer pessoa. Com sua ajuda, uma assinatura digital pode ser verificada. Isto pode significar: Um documento criptografado com uma chave pessoal pode ser descriptografado com a chave pública.

 Este método de encriptação é particularmente relevante em relação a formas particularmente seguras de assinaturas eletrônicas (as chamadas QES ou assinaturas eletrônicas qualificadas). No entanto, este tipo de assinatura só é necessário se forem assinados documentos particularmente importantes e juridicamente vinculativos, como procurações na acepção do Regulamento eIDAS .

Como faço para obter um certificado digital? Os certificados digitais podem ser emitidos por autoridades de certificação selecionadas (os chamados prestadores de serviços de confiança ou autoridades de certificação). Esses órgãos reconhecidos pelo Estado são verificados regularmente.